Sobre a SAUG
A SAUG - Salve um Gatinho - é uma iniciativa sem fins lucrativos, ou seja, todo o valor recebido será direcionado única e exclusivamente para a castração, vacinação, alimentação e manutenção do bem-estar mínimo dos gatinhos que nasceram aqui na garagem do condomínio ou que foram abandonados pela vizinha e vieram se abrigar e alimentar aqui. Assim que todos forem adotados, a chave pix será desativada.
A criação desta página e divulgação das fotos dos gatinhos tem como primeiro objetivo sensibilizar os moradores do nosso condomínio para esta causa, pois quando situações como essa saem de controle e viram problema sanitário, as soluções que vão trazer resultados acabam sendo drásticas. Por isso é importante não deixar sair do controle.
Em cálculos feitos por veterinários, 20 gatos (hoje temos 16, 17... depende de quantos filhotes nasceram...) em um ano, se tornam 700 gatos.
Link da matéria:
https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/02/01/gatos-abandonados-em-terreno-em-sp-podem-multiplicar-para-700-em-um-ano.htm
Em outros locais os moradores envenenam, quando não levam pra abandonar em locais públicos, como estavam fazendo em aqui em Salvador, em Pituaçu. Deixar de alimentar - como recomendado pela administradora do condomínio - só faria gerar sofrimento, o que caracterizaria maus tratos. Eles iriam ficar mais fracos, suscetíveis à doenças e com maior agressividade entre si, pela disputa pelo alimento escasso.
Eles não vão sair pois aqui encontram água - da piscina - abrigo embaixo dos carros e alimento proveniente das sobras nas lixeiras, além de insetos, largatixas e aves. Contrariando a conclusão que a administradora chega, caso a alimentação continue, a água que bebem não fica parada, é sempre trocada e por isso não vira foco de larvas de mosquito. A ração oferecida não sobra, ou seja, não fica resto de alimento pra atrair mais nenhum animal. Eles ainda mantém os ratos longe daqui.
É preciso unificar os esforços pra que a situação não saia de controle. 11 já foram adotados, os que ainda não foram, precisam ser castrados e vacinados com urgência, para pelo menos parar de aumentar o número, e com isso manter a situação sob controle.
A ideia é solucionar o problema e ir além do condomínio, se tornar um espaço para que outras pessoas que precisem de ajuda consigam encontrar o suporte que não encontramos! Ajudar a adotar gatinhos em outras regiões, que estejam passando por situações parecidas.
Buscamos Ongs, Zoonoses, mas ninguém retornou o contato pra orientar, ou pra vir até aqui diagnosticar e ajudar a traçar um plano de resgate destes animais. A própria castração necessita que o animal fique sob cuidados entre 3 e 4 dias, ou seja, necessita de hospedagem e remédios neste período, para depois retornar e aguardar adoção.
Você empresário, seja parceiro, entre em contato e nos ajude de alguma forma, e tenha sua marca divulgada aqui na página. Você veterinário que pode oferecer uma castração ou vacinação, fale conosco e vamos divulgar sua marca aqui também. Você, dono de pet shop que pode apoiar com ração, ou com divulgação dos animais para adoção, tenha sua marca em nossa página e nos ajude com esta causa!